Um conselho de um desconhecido

Foto por : Marvin Meyer


Meu pai tem uma mania muito louca, de conversar com toda e qualquer pessoa que ele encontre na rua. Uma dessas vezes, nós fomos na praia para ver o pôr do sol (você pode ver as fotos no meu Instagram. Se quiser me segue lá.), e ele como estava com dor nos joelhos não subiu o morro junto comigo e com a minha mãe, então nós duas fomos ver o sol lá de cima, e ele ficou lá na orla.

Quando voltamos, meu pai estava conversando com um casal. Um casal bem diferente do que eu estava acostumada a ver, a menina nos disse que morava em São Paulo, e que trabalhava com esportes. E o cara nos disse que era ator. Ela era toda tatuada, muito simpática e sorridente, assim como o homem, muito inteligente. Nós conversamos com eles por mais de meia hora, até entramos no assunto sobre simpatia e conversas. Meu pai disse a ele que ao contrário dele, eu era muito tímida. O homem então me perguntou "você liga para o que as pessoas acham de você?", eu automaticamente respondi: "Não, só tenho vergonha mesmo." Ai ele me disse " Vergonha é o medo do que as pessoas vão achar de você se você fizer tal coisa." Essa frase me fez pensar por dias, e então eu percebi que era realmente isso, eu deixava de falar com certas pessoas, sobre certas coisas por medo de errar, deixava de levantar  a mão na sala de aula por medo de errar a resposta e ser ridicularizada. E o pior é que eu fazia tudo isso inconscientemente.

Não faz tanto tempo que isso aconteceu, talvez umas 2 ou 3 semanas, mas o fato é que desde que aquele desconhecido me disse tal coisa, eu nunca mais parei de pensar nela. Lembro dessa frase dele sempre que me deparo com uma situação em que eu vá sair da minha zona de conforto, e juro à vocês isso tem me feito muita diferença.

Então é isso gente, sempre que você puder dar um conselho à alguém, dê. Mesmo que seja involuntário, se você tem boas palavras pra dizer, bons conselhos para dar, dê. Porque até pode parecer que isso não vai fazer diferença na vida da pessoa, mas vai sim.

 Aposto que aquele cara hoje, nem lembra do que me disse, tampouco lembra de mim, e eu nem ao menos sei o nome dele, mas as palavras dele vão andar comigo onde eu for.

Então é isso gente, queria muito contar essa história pra vocês desde que aconteceu haha. Mas me digam, já aconteceram histórias assim com vocês?


16 comentários :

  1. Adorei o post e adoro o estilo do seu blog! Que lindo! Sigo *

    beijo

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Bea. Eu concordo plenamente com tudo isso! O texto ficou maravilhoso e super detalhado e realmente, algumas coisas marcam. E agora eu que estou pensando nessa frase. Uma boa tacada para repensarmos em alguns "medos" nossos e a nossa timidez, não? Amei mesmo o seu post!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu algo parecido comigo esses dias. Conheci um casal de noivos muito amor nas Lojas Americanas e fiz amizade principalmente com o rapaz, graças a minha mãe que é igual ao seu pai hahah. Ai estávamos falando de faculdade e ele disse onde estudava. Confesso que a resposta dele me surpreendeu, porque foi em uma das faculdades mais mal faladas que eu conheço e eu mesmo tinha um preconceito enorme com ela, mas o cara era tão inteligente e esforçado, que eu fiquei até envergonhada com o meu preconceito idiota. Ai ele me disse que sabia o que as pessoas falavam da faculdade dele, mas que quem fazia a faculdade era o aluno e ele mesmo corria atrás de tudo o que queria e conseguia sempre. Essa foi uma lição que ficou marcada, um tapa na minha cara. E assim como você, pode ser que daqui um tempo ele nem sequer lembre de mim, mas eu vou me lembrar do que ele disse sempre.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu nunca tinha parado pra pensar nisso. Já fui muito tímida, muito introvertida, e acho que era porque realmente eu tinha medo do que as pessoas achavam de mim. Hoje em dia eu mudei bastante e sou muito mais aberta/extrovertida. Acho que parei de ligar pro que os outros pensam de mim e passei a viver!
    Beijos <3

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
  5. É estranho quando a gente tira alguma conclusão de uma conversa aleatória, né? Por vezes me pego distraída prestando atenção no que as pessoas falam dentro do ônibus, e já saltei de vários com a consciência borbulhando. É bom e curioso ao mesmo tempo, mas vale a pena pensar. Conselhos são uma ótima forma de fazer o outro refletir, mesmo que por alguns segundos. O conselho, que não é bem um conselho, que recebeu do rapaz é muito bom. A gente tem tanto medo do que os outros vão pensar que ficamos com medo de dizer algo. Vale a pena quebrar essa barreira ♥

    ResponderExcluir
  6. Sou super envergonhada, timida e nunca tinha pensado por esse lado, mas acredito que essa frase se encaixa a mim também. Sou insegura então tenho realmente medo do que vão pensar, tanto durante a aula como em uma conversa com amigos.
    Blog Vamos ousar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim haha, mas estou tentando acabar com essa timidez porque não faz nada bem.
      Beijão!

      Excluir
  7. Que post legal e super sincero, acho importante compartilhar experiências como essas aqui no blog. Muitas vezes temos medo de dizer algo e magoar as pessoas, mas um alerta bem dito é sempre bom, tanto pra gente, quanto pro crescimento pessoal do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa <3 Sim, dependendo de como a gente fala as coisas, pode fazer muita diferença.

      Excluir
  8. "Vergonha é o medo do que as pessoas vão achar de você se você fizer tal coisa"
    Concordo muito com isto! Mais auto conhecimento e menos dependência da opinião alheia! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  9. Conselhos de um desconhecido eu nunca recebi, mas já alguns desejos sinceros de sorte no futuro. Engraçado é que parece que quando vem de alguém fora do nosso convívio parece até que a gente sente mais, né?

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, não sei porque mais é realmente assim haha
      Beijão!

      Excluir
  10. Nossa! Ótimo post! Eu também já recebi conselho de um desconhecido e é algo que levo comigo até hoje rsrs... Faz toda diferença! Adorei! Bjuus!

    ResponderExcluir
  11. Olá Bea!!! Acabei de conhecer o seu blog, estou amando cada detalhe, o seguindo e curtindo para não perder as novidades. Vim até ele através do grupo United Blogs e achei seu post ótimo, é muito bom lidarmos com a diversidade e com novas pessoas. A conversa nos proporciona troca de experiencias e aprendizados para a vida toda. Muitas vezes perdemos oportunidades por causa da timidez, ainda sofro com isso, mas aos poucos vamos evoluindo e mudando a nós mesmos com os aprendizados da vida. Ótimo conselho :3 Se puder, faz um visitinha ao meu blog :3 Beijocas. Te aguardo <3

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
  12. Eu me identifico contigo nesse aspecto, de não sair conversando por aí sabe, mas aí eu já não considero que é vergonha, mas que na verdade é porque eu não gosto de ser incomodada e acho que incomodo os outros e etc. hahaha
    Cara, eu adoro esse negócio de conselhos, dar e receber. Talvez por exatamente ser alguém de "FORA" da situação a gente escute de um jeito diferente, você não acha?

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir