Dicas para blogueiras - Visual é tudo

Bom pessoal, já começo o primeiro post da série dicas para blogueiras, dizendo, aparência é tudo. Não estou dizendo isso em relação as pessoas, mas sim aos blogs. Sim, bom conteúdo importa, e muito, mas não adianta você passar horas fazendo um post, ele ficar ótimo, super produzido e informativo, se o layout do seu blog deixa a desejar.

Sempre acontece, pelo menos comigo, eu entro em um blog e o post está super legal e tudo mais, porém logo de cara eu me deparo com aquele layout preto, com rosa mega forte, que chega a dar dor nos olhos e na hora eu fecho o blog porque não é nada confortável estar lá, e mesmo que o post esteja bom, eu não vou voltar.Já aconteceu também de eu entrar em um blog, o conteúdo ser ótimo, a blogueira super simpática (daquelas que dá vontade de conversar por horas) mas o layout ser muito exagerado, mas eu gostei tanto do conteúdo e da blogueira, que deu até vontade de perguntar se ela queria uma ajudinha com o layout. Ta eu sei, o blog é dela e ela deixa como quer, mas talvez ela estivesse perdendo leitores por isso. O mesmo vale para todos blogueiros e blogueiras, devemos tomar muito cuidado na hora de montar o layout para deixar o nosso blog um cantinho confortável para os nossos leitores. Acontece também de as imagens estarem com baixa qualidade e tamanhos diferentes, e os gadgets espalhados, sem um padrão.

Então lá vão as minhas dicas:

Use cores neutras
Não, você não precisa deixar seu blog totalmente bege ou só com preto e branco (apesar de layouts preto e branco ficarem lindos), você pode usar branco e misturar com alguma cor que você goste, mas sem exagero. Uma ideia legal também é fazer um palheta de cores que você vai usar no blog, ajuda muito na hora de montar o layout e você vai conseguir fazer uma harmonia legal entre as cores.

Cabeçalho
O cabeçalho deve conter o nome do seu blog, acreditem ou não, eu já entrei em blogs que não tinha o nome no cabeçalho. E se você quiser um layout mais sério opte por deixar somente o nome com alguma fonte bem desenhada, sem nenhum brushes ou com poucos. Você também pode usar aquarelas e muito outros. São infinitas possibilidades para se ter um bom cabeçalho, só é necessário soltar a criatividade.

Saiba onde cada coisa deve estar
É necessário que você crie um padrão de organização do seu blog, saiba onde cada coisa deve estar, manter os gadgets alinhados e em um certo padrão. Eu não acho legal quando um blog tem duas barras laterais. E a melhor maneira de organizar sua sidebar é deixá-la do lado direito, nunca do lado esquerdo. Outra dica legal é não exagerar demais na quantidade de gadgets.

Imagens
Acaba com um post bom, se as imagens não seguirem um padrão de tamanho. Na minha opinião fica melhor quando as imagens são da mesma largura do post, dá um toque de profissionalismo. E também as imagens devem ter uma boa qualidade e coerência com o assunto do post. Acreditem ou não, eu já entrei em blogs que tinham imagens que não tinham nada a ver com o assunto do post, e acaba deixando um pouco confuso.

Fonte
Acho que não tem nada pior do que entrar em um blog e ver que o post inteiro está escrito em azul claro, e ter que forçar os olhos para entender, pior ainda quando a letra é pequena. Então, prefira deixar a fonte em uma cor mais escura, como preto e de um tamanho que seja legível, não muito grande, mas também não muito pequena, o tamanho adequado.

Layouts Free
Já aconteceu, várias vezes, de eu entrar em um blog e estar com o mesmo layout de algum outro que vi a uns minutos atrás. Isso não é bom, se você usa um layout free, você deve ter conciência de que não é só você que terá este layout. Não estou dizendo que não deves usar um layout free,você pode, é escolha sua. Mas seria bom, se talvez você mudasse algo nele, nem que seja uma besteirinha. Eu acho sim o layout free uma boa saída para que está começando e não pretende gastar dinheiro com o blog logo de cara, mas não é só por isso que você não pode mudar algumas coisinhas nele né? Existem vários tutoriais espalhados pela internet, é só pesquisar, eles ajudam muito. E vai por mim, HTML não é aquele bicho de sete cabeças que todo mundo pensa. Com a prática você pega o jeito.

Então pessoal, por hoje é só isso, espero que tenham gostado e que essas dicas ajudem vocês :)
Segunda que vem teremos o próximo post da série Dicas para Blogueiras, então fiquem ligados aqui para não perder nadinha.

Nos encontre nas redes sociais:


 ❤ Twitter  ❤  Facebook  ❤ 

20 comentários :

  1. Já aconteceu comigo, de eu entrar num blog e v~e um layout igual a de outro blog
    realmente não é legal. adorei as dicas
    beijoos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem da mais vontade de voltar no blog :(
      Que bom que gostou :)
      Bjs :3

      Excluir
  2. Oi Beatriz :) Tudo bem meu amor?♥ hahahaha! Estou finalmente seguindo seu blog.
    Bem, você arrasou em toda a postagem, adorei todas suas dicas,você tem muito talento :)
    Grande beijo♥

    • Blog: http://www.ricknegreiros.com.br/
    • Canal: https://www.youtube.com/channel/UCeptOGH6i0hrqT9VdP4Yn1g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rick :)
      Obrigada :3 Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei as dicas!
    Só acrescentaram e me fizeram ter mais vontade de investir no meu blog!

    Parabéns flor!
    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Ameis a dicas, super ajuda

    Mil kisses, Nay ♥
    http://sonhosejovens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo! Realmente tem blogs que são horríveis! Pra mim, o blog de uma pessoa é como se fosse a casa dela. É como se eu fosse na casa da pessoa e ficasse totalmente desconfortável!
    Amei as dicas e amei seu blog! Ele é muito fofo! *'*

    Apaixonada por Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas e super concordo... o que mais deixa eu sem vontade de ler uma postagem é você encontrar aquelas letrinhas minusculas e o site carregado que demora a abrir qualquer coisa detro dele...
    megabeijos

    http://eleganciando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, incomoda muito :(
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos :3

      Excluir
  7. Adorei as dicas, sem dúvida o layout é muito importante.
    Beijos
    http://sweetsafira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, realmente, muito importante.
      Bjs <3

      Excluir
  8. Amei as dicas, e o sobre o layout e muito importante mesmo, to querendo mudar o meu, porém a grana está curta e não sei fazer (risos), sou um negação para isso.
    bjkas e amei conhecer seu cantinho!
    http://garotafucada.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCKZg49E9WjzhHzxZQKE1bVw/videos
    https://instagram.com/begoncalves_89/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! É sim, muito importante. Ah, com a prática você consegue, flor!
      Beijos <3

      Excluir
  9. Ótimas dicas, flor :3 Acabei de conhecer seu blog e é lindo *-* Um beijo :**

    http://teoremadossonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente! E quando entro num blog cheio de 'enfeites', digamos assim, eu saio na hora .. fica muito poluido. Eu prefiro mil vezes layout mais clean, rs.
    Adorei seu blog, um beijo.


    www.meravaidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a parte visual de um blog é muito importante, e quanto mais clean melhor!
      Beijos!

      Excluir