Resenha - A Mulher Silenciosa



Oi Oi gente! Tudo bem com vocês?
Eu tive a necessidade de falar com vocês sobre esse livro, devido a forma como ele me envolveu.
Confesso que pelo nome do livro não me pareceu intrigante, mas o que me chamou a atenção foi a capa, com os tons escuros e a silhueta de uma mulher, além disso, a sinopse por si só já toma o trabalho de capturar o leitor. De fato não me arrependi de ter comprado...

Sinopse
''Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa — para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, A mulher silenciosa é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página.''



Bom, o livro não me seduziu desde a primeira página como prometido na sinopse, visto que de cara eu achei o livro um tanto entediante, já que contava sobre a linda e "perfeita" vida do casal. Mas conforme o decorrer da história, cada detalhe foi ficando cada vez mais intrigante. No começo, devido á forma como é narrada cada coisa, faz parecer que os dois estavam infelizes, vivendo simplesmente por viver, o que certo modo é verdade.

Achei maravilhosa a proposta da autora de revelar tão claramente que haveria um assassinato, porque de certo modo isso faz com que o leitor se prenda até o final para saber o que de fato será o ponto mais marcante da história.

Uma das coisas que me deixou mais impressionada com o livro, foi o modo como A.S.A Harrison conseguiu expressar claramente o modo de pensar de cada um dos dois. O livro é dividido em "ele" e "ela" , alternando entre cada um, o que de certo modo me incomodou.




Jodi é uma mulher certamente complexa, um verdadeiro paradoxo. Ela cuida da casa, do cachorro, do marido e do trabalho como se seu mundo não estivesse desabando. Ela é aquele tipo de pessoa que ajuda aos outros, mas não sabe como ajudar a si mesma. E mesmo com tudo desmoronando, ela prefere fingir não saber de nada, manter as aparências, o que me irritou em um certo ponto. À cada página eu ficava na agoniante expectativa de que Jodi fosse explodir. Mas ela não era mulher de perder a postura. Ela é o que podemos chamar de "coração de gelo", já que são poucas ou até inexistentes as vezes em que ela demonstra sentimentos e fraquezas.

Uma das coisas que mais me irritou no enredo foi o fato de que Jodi sabia das traições do marido e mesmo assim nem sequer abriu a boca, ou moveu um dedo (apesar de haver uma pequena vingancinha no meio do livro) para tentar se opor á isso, ela simplesmente aceitou, com o consolo de que sabia que era constante na vida dele...mas no final isso não se mostrou uma completa verdade.

Todd foi livremente odiado por mim a partir de um certo ponto da história, não por ele ser adúltero (o que certamente contribuiu para o meu ódio) mas sim pela sua forma de pensar. Por toda a trama ele se faz de vítima. Ele é frio, calculista e cínico. Por muitas vezes ele afirma amar Jodi, mesmo estando com Natasha, a sua amante, o que me fez questionar o significado de "amor", já que certamente foi usado por ele como uma desculpa, ou para apaziguar a situação.




O livro como fica bem explicito na sinopse, trata de questões completamente psicológicas e mesmo que haja um assassinato não espere ver ação, porque esse não é o intuito do livro.

O que eu não gostei foi como as coisas correram tão rápido no final do livro, e consequentemente não ficou tão detalhada como as primeiras páginas. Além disso, o livro terminou com a dúvida " E cadê a Alison?" ( Meio Pretty Little Liars). Eu como curiosa que sou, fiquei me perguntando isso por dias. Então por isso, 4 estrelas.




Enfim gente, super recomendo o livro para quem gosta de histórias complexas e detalhadas.

 Alguém aí já leu?  Me contem o que acharam nos comentários.

9 comentários :

  1. Parabéns pelo blog, achei super interessante. Já li algumas postagens e estou seguindo, sucesso!

    http://penapensante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem curiosa lendo seu post lá na Liga, e por isso vim aqui visitar. Mas chegando aqui, me desencantei um pouco. Romances psicológicos me prendem, mas eu confesso que as histórias que acompanham casamentos e relacionamentos amorosos não me prendem muito! De qualquer forma, quero dizer que a resenha foi boa, deu pra ter uma dimensão do livro.

    http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah entendo...Realmente fica meio monótono não é? Não tem todo o jogo da conquista hahaha, mas isso também o faz ser diferenciado.
      Obrigada amore ❤

      Excluir
  3. O livro parece interessante porem prefiro não ler a resenha, sabe como é né spoilers rs. Li apenas a parte inicial na qual você não se arrepende de ter comprado, assim já da pra imaginar que vale a pena =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Acho que quase não dei spoiler, só a sinopse em si dá todos os spoilers possíveis!
      Bjs! ❤

      Excluir
  4. A capa também me chamou atenção, então provavelmente compraria pela capa. HAHA. Não curti a história, acho que ficaria irritada. Mas se a gente olhar nessa perspectivava, é algo que acontece constantemente. Marido traindo e falando de amor pra se desculpar. E a mulher aceitando, porque acha que ele vai mudar e que a ama de verdade. Eu hein! O fim me deixou encucada, assim como aquela trilogia da seleção. Lembro que na história tava rolando uma guerra e tal. Daí acabou o livro, a galera casou e a guerra? não se sabe. kkkk. Enfim, gostei muito da resenha, deu pra ter uma boa noção da história. Beijos

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A triste verdade é que isso realmente acontece! Mas eu gostei do final trágico de Todd! Nunca li nenhum livro dessa trilogia, mas agora fiquei curiosa hahahaha
      Muito obrigada ❤

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir