Resenha - Quando tudo volta


Olá meus amores, como vocês estão?
Hoje resolvi trazer uma resenha, coisa que eu não fazia à séculos aqui no blog haha. E para começar lacrando, pensei em falar sobre um livro que realmente me ensinou algo a final de contas. Mas que livro é esse? Quando tudo volta, de John Corey Whaley. Se liga só...

Editora: Novo Conceito
Autor: John Corey
Páginas: 224

SINOPSE:
Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.

 Duas coisas me atraíram inicialmente nesse livro, primeiramente a capa e segundamente a primeira frase da sinopse. Pode parecer bizarro, mas livros com mortes, digamos, incomuns me atraem (por exemplo, Quem é você Alasca?) . Mas o livro não explorou tanto essa morte por overdose, que deve ter sido citada umas 5 vezes, o que foi decepcionante.

Como é bastante comum de se ver, o livro começa bastante chatinho, falando sobre a vida de Cullen na cidade pacata e sem graça, sobre seu irmão extremamente inteligente e calmo, sobre seus amigos, e as garotas da sua vida. No segundo capítulo já alterna para a história de outra pessoa, sobre outras coisas, o que me deixou bem confusa, afinal qual era a lógica? Os personagens do primeiro e do segundo capítulo eram completamente diferentes, visto que o do segundo era um fanático religioso que estava saindo em missão de espalhar a palavra divina pelo mundo.


Me identifiquei bastante com o livro pelo fato de Cullen viver reclamando da sua cidade onde nada acontecia, o que fazia com que todas as vidas das pessoas daquela cidade tivessem o mesmo destino sem graça. Além disso, o livro é contado pela visão de um adolescente de 17 anos, então é óbvio que vemos muito sarcasmo, melancolia, o que faz dele tristemente inteligente, e problemas típicos de adolescentes.

E em uma cidade que nada acontece, magicamente tudo começa a acontecer, de uma vez. Surgem boatos de que um pássaro raro e possivelmente extinto tinha sido visto nos arredores da cidade, e a população toda se anima, a economia da cidade passa a girar em torno dos turistas que acreditam que o pássaro está por lá. Ao mesmo tempo, mas abafado pela euforia da população com o pássaro, a  família Witter vive momentos de angústia com o desaparecimento de Gabriel.

O livro é bastante interessante quando se presta total atenção nos fatos. Além disso ele trabalha muito com questões religiosas, como quando Benton Sage (o fanático religioso) começa a questionar a sua fé, e as ações de Deus, o que é bem interessante.


Pode se tirar muitos aprendizados com esse livro, já que ele é todo trabalhado em questionamentos completamente inteligentes. Mas o que eu de fato não vou esquecer, foi que esse livro me mostrou que mesmo que pareçam fatos totalmente isolados e vidas completamente distintas, sempre pode acontecer algo que as ligue, que ninguém anda isolado em linha reta, as vida sempre se cruzam, mesmo que não percebamos.




15 comentários :

  1. Quando ganhei "Diga aos lobos que estou em casa" havia, na parte de dentro, um flyer a respeito desse livro. Fiquei encantada com a capa, assim como você! Porém, a sinopse não me despertou tanto interesse, já que pareceu mais do mesmo.

    Fiquei contente em ler sua resenha e perceber que, talvez, eu tenha julgado mal. Vou colocar na lista de "quero ler". Obrigada!

    Beijos,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, guria. Tenta ler pra ver melhor, baixa o ebook, lê um pouco, se gostar compra o livro haha. E " diga aos lobos que estou em casa" faz parte da minha listinha, tô louca pra ler haha <3
      Beijão!

      Excluir
  2. Que delicia de livro !! Obvio que vou ler :)

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci esse livro na Bienal do livro de 2014. Tenho os marcadores que ganhei na época. Engraçado é que sempre que via o marcador eu via o rosto comprido de um homem... kkkk Até que vi procurei pelo livro e vi que era um pássaro. Até adicionei na minha lista de "Quero Ler" lá do Skoob, mas não tive a oportunidade de lê-lo até então. Talvez eu procure o PDF pra ler, porque também adoro livros que me trazem algum aprendizado.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim? kkkk Procura sim, é muito interessante! Vale a pena, hein? Depois me diz se gostou haha <3
      Beijão!

      Excluir
  4. não achei o começo 'chatinho' achei suave dai não tava me chamando tanto a atenção... mas amei as reflexões do personagem sobre o mundo e as pesspas... não achei o romance AQUELA COISA, mas mesmo assim eu me surpreendi com o fim haha e acho que gostei mais de ter acabado a leitura, do que do 'processo' de ler rs amei o post e super amei seu blog! sucesso e beijooos no coração <3

    http://sariandosporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei chatinho exatamente por não me chamar a atenção hahaha. Sim, as reflexões são basicamente o melhor do livro haha. Ahh obrigada <3
      Beijão!

      Excluir
  5. Otima resenha.
    Parece que eu Cullen me identificaria com o Cullen pelo que vi na sua resenha e na sinopse.

    Parece aqueles livros que te faz pensar

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, fiquei curiosa quanto ao livro heheheh, mas não sei se leria.
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de livro que eu compraria/leria só pela capa, ela é encantadora e eu sou apaixonada por azul *-*

    Adorei a legenda e com certeza vou procurar esse livro! Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é sim, né? Comprei também por causa do título que é maravilhoso!
      Que bom haha <3
      Beijão!

      Excluir
  8. Esse é o tipo de livro que eu compraria/leria só pela capa, ela é encantadora e eu sou apaixonada por azul *-*

    Adorei a legenda e com certeza vou procurar esse livro! Beijo <3

    ResponderExcluir