Então vamos falar sobre padrões...

Foto por : Verne Ho

A sociedade te diz que se você não é magra você não é feliz, que se você é gorda deveria emagrecer, que se você não se veste de acordo com a última tendencia da Vogue você é brega, que se você não tem cabelo liso deve alisar...Mas que é a sociedade para dizer como você deve ou não ser, para estar feliz?

Quando eu tinha 6 anos, eu era totalmente magra, era tão magra que minha família me levou ao nutricionista e outros médicos várias vezes, e eu era obrigada à escutar coisas como " Meu Deus! Essa menina é pele e osso.". Jogavam meus defeitos na minha cara, como se não fosse nada, sem nem saber o porque de eu ser assim, eu tinha dificuldade para engordar, mas naquela época realmente não me importava, eu não entendia, era muito jovem. Alguns anos depois eu finalmente engordei, mas acabei engordando um pouco de mais, e com isso, vieram mais comentários maldosos.

Naquela época, eu não entendia muito bem, mas com o passar do tempo eu fui crescendo, mudando fisicamente, e mentalmente, e hoje, eu sou como quero ser, sou feliz com quem eu sou, talvez não completamente feliz, porém mais feliz do que antes. Agora eu percebo o quão idiota esses padrões são, o quão desnecessário são.

Pode até parecer clichê, mas é a pura verdade, não importa a aparência, e sim o caráter, assim como não importa a aparência, e sim o sentimento. Não importa se você é gordo, magro, negro, branco, não importa se você tem cabelo liso, enrolado, cacheado ou crespo, não importa se você usa roupas de marca, ou se usa roupas de alguma loja barata, não importa se você tem marcas de espinha, ou alguma cicatriz. O que realmente importa é que você se sinta feliz sendo como é, que você mude por você, não para agradar alguém. A final, seria tão entediante se todos nós fossemos iguais, se todos nós agíssemos da mesma maneira, Então se sinta especial, não queira ser igual a todos, e sim único.

Hoje em dia, a sociedade tenta nos tornar perfeitos, mesmo sabendo que o perfeito não existem, e isso é tão confuso. Se você é magro demais te chamando de "puro osso", se você é gordo demais te chamam de "bola", e assim por diante...A sociedade quer nos fazer "perfeitos" por fora, mesmo que isso signifique a morte de algo por dentro.

Quantas vezes você já viu meninas se matando de exercícios tentando emagrecer, ou se entupindo de remédios, também na tentativa de emagrecer? Garotas com a autoestima destruída, em busca da "perfeição", que é imposta pelos padrões. Mas é irônico, não é? A mesma sociedade que te diz que você deve ser magra, alta, loira, de cabelo liso e etc, é a mesma que te diz, numa filosofia totalmente contraditória que ser você mesmo é bom, que ser diferente é legal.

Então só seja você! Não se preocupe em agradar ninguém ou simplesmente se encaixar em algum padrão, só seja você e os outros vão gostar de você assim, do jeitinho que você é.

P.S: Vou parar por aqui, porque o tanto que eu tenho a falar sobre esse assunto, daria para escrever um livro haha

26 comentários :

  1. "Quantas vezes você já viu meninas se matando de exercícios tentando emagrecer, ou se entupindo de remédios, também na tentativa de emagrecer? Garotas com a autoestima destruída, em busca da "perfeição", que é imposta pelos padrões."
    Prazer, eu sou uma dessas meninas. Em busca da tal perfeição exigida pela sociedade, me deparei com início de bulimia/anorexia. E sabe porque? Por resquício de falta de ética de um médico que, lá na minha adolescência, disse que eu jamais seria feliz acima do peso.

    Graças a Deus me recuperei e hoje, embora busque manter o manequim 38, sou super feliz, muito bem casada e amada.

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG! Não acredito que ele disse isso! Que tipo de pessoa diz algo assim? Mesmo que seja totalmente explicito, quem é ele para determinar se você seria feliz ou não? Total falta de profissionalismo!
      Que bom que você se recuperou, amor! Conheço muitas meninas que já passaram por isso e é uma situação completamente angustiante.
      E o importante é ser feliz não é? Não importa que número vestimos e sim o número de sorrisos que damos!
      Beijinhos! ( ˘ ³˘)❤

      Excluir
  2. NECESSITAVA comentar (com caps lock ligado mesmo). Eu sou fotógrafa de retratos femininos, e quando descobri essa área me auto descobri como mulher. Eu sempre tive muitas neuras com o meu corpo, me achava gorda demais, as gurias riam de mim, falavam mal da minha roupa, do meu cabelo que é completamente cacheado, riam por que eu era estranha e preferia livros do que fofocar sobre meninos ou baladas. Eu passei por muitas coisas na escola, e a escola para mim por muitos anos foi um lugar que eu odiava. Eu nunca conseguirei entender qual era a necessidade daquelas garotas zombarem de mim. É difícil quando não se tem apoio, é claro que sim, mas ás vezes só precisamos enxergar com outros olhos nós mesmas. Através da fotografia de retratos femininos, eu descobri muitas histórias de gurias que estavam na mesma situação que eu, que se sentiam mal com o corpo que tem, que não conseguiam se aceitar, e eu com o meu olhar, com a minha fotografia simplesmente mostrei a elas que elas são belas sendo elas mesmas, não precisa seguir um padrão de beleza da sociedade, eu sei que é difícil, que o medo e as neuras sempre estão lá para nos dar a sensação de tristeza, mas, temos que lembrar que somos bem mais forte que isso, e que sim somos lindas sendo nós mesmas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG!Uma fotógrafa! Que amor ❤ Penso em seguir carreira como fotógrafa, mas ainda é só um pensamento...
      A escola realmente é um lugar cruel, porque se você é diferente não te aceitam, e ainda por cima desnecessariamente zombam de ti por isso.
      Sim! Toda a questão gira em torno de esvaziar a mente e enxergar o mundo com outros olhos!
      Amo esse tipo de fotografia porque normalmente, as fotos são totalmente mudadas para se "adequarem aos padrões". Gosto de fotos que mostram os defeitinhos e que nos fazem ver que somos lindas mesmo tendo defeitos, aliás, até a Beyonce tem celulites, não é?
      Adoraria conhecer seu trabalho ❤
      Beijus!

      Excluir
  3. Sempre fui magrinha (até hoje) e quando era pequena, queriam me dar aquele Postafen para eu engordar, como estavam dando a uma das minhas primas. Minha mãe bateu pé que não me daria remédio nenhum e continuaram enfiando remédio guela abaixo da minha prima. Conclusão: ela engordou demais, ficou com problema na tireoide, tem um bócio enorme e não consegue emagrecer nenhuma grama, ainda toma remédio para não engordar mais pq a coisa toda saiu fora do controle.
    Não existe ninguém perfeito, apenas somos o que somos. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei muito biotônico fontora (não sei escrever) e muitos outros e nenhum funcionava, mas depois de um tempo funcionou, só que demais e eu engordei muito, aí comecei a fazer dieta e a situação melhorou, mas não quero nem imaginar como teria sido se eu não tivesse conseguido contornar a situação...
      Que bom que você não tomou, hein?!
      E siiim, cada um é perfeitinho da sua maneira!
      Beijinhos!❤

      Excluir
  4. Guriaaa, estou in love pelo seu blog! Quanto conteúdo legal! *--*
    Parabééns, super seguindo!

    São 03:00 da manhã, então depois venho com mais calma ler os posts!
    bjos
    http://aninhamorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que amorzinho! Muito obrigadaaa ❤
      Pode vir me visitar sempre, você é suuuuuuper bem vinda, okay?❤-❤
      Bjus!

      Excluir
  5. isso mesmo escreve um livro <3 Tenho marcas de espinhas e sou tãão feliz ! As pessoas me cobram muito falando que eu deveria fazer isso ou aquilo , passar isso e aquilo , mas eu não me importo , um dia elas vão sumir eu sei , mas enquanto não acontece é bem melhor ser feliz assim , não é mesmo ?!!!!! Beijoooos <3

    http://primaveraadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha ainda é projeto, mas quem sabe... ❤-❤
      Isso mesmo! Pra quê perder tempo com neuras, quando se sabe que o tempo é a melhor solução, não é?
      Bejinhus, amore! ❤

      Excluir
  6. Texto maravilhoso. Super me identifiquei viu. Durante muito tempo vivi feliz e sem me importar com o outro, simplesmente por não entender. Mas fui crescendo e percebendo o quanto era diferente dos outros e quanto mais tentava mudar, mais eu era infeliz. E o pior de tudo, é que os padrões mudam e quando a gente ta conseguindo ser mais ou menos do jeito certo, tudo muda e você começa do zero. Hoje me aceito. Como voce falou, "sou feliz com quem eu sou, talvez não completamente feliz, porém mais feliz do que antes". Me aceitei assim, mocinha magra e tímida, que vive imaginando fantasias e histórias de amor com desconhecidos na rua, que chora com filmes de cachorro e que acha que um abraço vale mais do que ouro.

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownn que amor! Também choro (litros) com filmes de cachorros. Mas é, a gente precisa se aceitar, e parar de querer nos encaixar nos padrões!

      Excluir
  7. A gente não sabe o quão grave eh a busca pelos padrões até enxergar de foda. Texto maravilhoso, mereces ser lido por todos! Parabéns.

    Compartilharei Hahahha

    martinhabarreto.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo belo texto. Adorei. Quem sabe um livro mesmo hein.😘

    ResponderExcluir
  9. ai, nem vou começar a me desabafar aqui sopbre isso. já ouvi tanto sobre meu efeito sanfona, sobre meu cabelo, sobre minhas roupas (que eu uso até rasgar, ai reformo e continuo usando...) enfim, é triste, mas como toda luta que a gente enfrenta ainda tem muito pra mudar.
    Esse seu texto já foi um grande passo!
    adorei o blog!
    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E interessante é que os defeitos que os outros apontam, são coisas que podem acontecer com qualquer um, não é?
      Obrigada ❤
      Beijooo!

      Excluir
  10. disse tudo, sempre a sociedade vem para julga e querer tudo do jeito dela.... sempre com julgamentos maldosos com qualquer um sem ao menos saber se a pessoa possui uma boa saúde mental
    eu amei seu texto, esta de parabens *-----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a questão é que eles julgam sem se importar com os danos!
      Obrigada amore ❤

      Excluir
  11. Você disse tudo, a sociedade impõe padrões e depois vem dizer que você tem que ser você mesmo. What??????? Esse negócio de seguir padrões é a maior furada, você tem que ir atrás do que te faz bem, não do que a sociedade julga ser o melhor pra você. Se você se sente bem com cabelo cacheado, ótimo. Cabelo liso? Ótimo também. E a mesma coisa para o resto. Enfim, ótimo texto.
    Adorei seu blog, já estou seguindo. Bjs

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, o importante é ser do jeitinho que você gosta!
      Own, obrigada ❤

      Excluir
  12. Sou bem magrinha e como pouco, então sempre ouço esses comentários maldosos sobre o meu peso, e como as pessoas acham que dizer que eu sou magra de mais não é falta de educação, então dizem na cara dura mesmo, nem imaginam que isso incomoda. Sou bem satisfeita com o meu peso e o meu tamanho, apesar de muita gente achar um absurdo eu gostar de ter 1,50 de altura, é claro que tive que abandonar o meu sonho de ser uma modelo da Victoria's Secrets, mas não mudaria nada em mim mesma pelos outros. Outra coisa que achei bem curioso, baixei um app de edição de fotos e por curiosidade, fui fazendo pequenas modificações no meu rosto pra ver como ele ficaria se eu tivesse algumas características dentro do padrão, o rosto sem as bochechas, nariz menor, sobrancelhas mais arqueadas e a boca mais volumosa, e vou te dizer uma coisa, não gostei do que eu vi não! shaushaus Vejo muitas meninas ai que vêem a beleza como algo impossível, e se sentem mal por achar que aquilo é alguma coisa que vem com o nascimento ou coisa do tipo, mas eu acredito que ninguém nasce completamente bonito, e que todo mundo, sem exceção acorda de manhã reclamando de pelo menos alguma coisa do corpo, sem essa de que a Kim Kardashian nunca se olhou no espelho e viu que estava com olheiras. Eu inclusive tenho uma prima que tem esse tipo de pensamento, e isso me dói muito porque é muito difícil explicar pra uma garota que está entrando na adolescência, com todos os problemas de bullying na escola que padrões são apenas padrões, seguindo essa lógica as gordas nunca poderiam ser bonitas por não vestirem 36, e o que eu mais vejo hoje em dia são garotas gordas maravilhosas, que se vestem super bem e que são super seguras de si. Desculpa pelo textão, me empolguei shausha beijinhos <3
    Blog da beca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.50? Ahhh também tenho esse mesmo tamanho! E amo isso! É tão bom ser baixinha assim, que só quem é baixinha entende! E simm, ninguém é 100% bonito o tempo todo! Sempre temos o maravilhoso bad day! Até mesmo os famosos! Tipo a Bey, ela é linda! Mas não é perfeita. Ela é gente como a gente! E realmente é difícil quando alguém tem esse tipo de pensamento, mas espero que com o tempo, ela mudou a própria visão.
      Beijus! ❤

      Excluir
  13. Que texto super coerente!!! Arrasou! Sabe quantas meninas precisam ler isso? Todas!!!! Por que todas tem alguma insatisfação (que vem da sociedade) e se culpa por não estar como os outros querem!!!! Eu decidi emagrecer esse ano, (sempre fui gorda mesmo) mas não por que acho feio ser gorda nem nada disso... Mas por que quero saúde... Poder correr e brincar com meus filhos e ter essa disposição... E estando do tamanho que estou... Não consigo ainda... Parabéns pelo texto... Vou compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu sempre digo "Só mude a si mesma se você, ninguém a mais, só você, não está feliz consigo". E saúde é o que mais importa né?
      Obrigada ❤
      Beijos!

      Excluir